A Fundação Banco do Brasil
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A Fundação BB é feita por pessoas. Acreditamos no desenvolvimento profissional de cada um dos nossos funcionários, respeitamos a diversidade e valorizamos os talentos.
Desenvolvemos ações e programas que privilegiam a formação e o desenvolvimento de competências, a qualidade de vida no trabalho, a ética nas relações e a valorização do corpo funcional, buscando manter um ambiente de trabalho saudável e motivador.
Em 2022, encerramos o ano com um quadro formado por 111 pessoas.
A Fundação BB investe no desenvolvimento contínuo das pessoas, por acreditar no compartilhamento de conhecimentos como ferramenta de aprimoramento profissional. Incentivamos a capacitação como forma de ampliar e disseminar o conhecimento organizacional. A Fundação BB concede bolsas de estudo para formação superior e idiomas, além de incentivar a obtenção de certificação profissional. A seguir apresentamos um quadro com o grau de formação dos nossos funcionários.
O desenvolvimento e o autodesenvolvimento dos funcionários da Fundação BB contam com um impulsionador da cultura organizacional, a Universidade Corporativa do Banco do Brasil – UniBB, uma plataforma de ensino à distância que disponibiliza trilhas e cursos autoinstrucionais, elaborados por especialistas do Banco do Brasil e de instituições de reconhecida atuação na gestão do conhecimento em áreas de interesse do conglomerado BB.
O objetivo anual de treinamento para cada funcionário é de 40 horas, com cursos orientados e alinhados à estratégia de atuação da Fundação BB. À liderança são oferecidos cursos específicos voltados para o desempenho das atribuições de gestão. Em 2022, a média de horas de treinamento dos funcionários foi de 46,80 horas.
Para o acompanhamento do desempenho profissional, todos os funcionários realizam avaliações e são avaliados por meio do sistema de Gestão de Desempenho Profissional por Competências e Resultados (GDP), que mensura a contribuição de cada funcionário a partir da relação entre o desempenho profissional e as competências necessárias para cumprir as suas atribuições.
Em consonância com os objetivos estratégicos do Plano Estratégico Quinquenal 2019-2023, para acompanhar as mudanças emergentes e a evolução do tema Gestão de Pessoas, a Fundação BB promove ações e programas destinados ao desenvolvimento de seus funcionários e da sua liderança, oferecendo subsídios para ampliar a eficiência operacional, o clima, a cultura organizacional, a gestão do conhecimento, a cultura de inovação e a inteligência estratégica.
A Fundação BB preza pela qualidade de vida no trabalho e bem-estar de seus funcionários e promove anualmente:
Ações para conscientização da importância do cuidado com a saúde e incentiva a realização do exame periódico de saúde;
Campanhas e disponibilização de vacina antigripal para todo o corpo funcional;
Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - SIPAT, para reforçar a importância dos temas relacionados à qualidade de vida, bem-estar e segurança no trabalho, tais como: palestra sobre prevenção e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), prática de meditação, exercícios de alongamento, entre outras atividades.
Os funcionários da Fundação BB são cedidos pelo seu instituidor Banco do Brasil, para prestar serviços à organização. Desde o ano de 2021, o Estatuto da instituição passou a permitir a contratação de profissionais no mercado. A estruturação para a recepção destes novos funcionários é realizada pela empresa de Recrutamento e Seleção – R&S. Com o objetivo de mapear candidatos que atendam aos requisitos necessários para os cargos disponíveis, a empresa agrega credibilidade, transparência e impessoalidade aos processos seletivos. Proporciona, ainda, a publicidade, economicidade e eficiência ao processo como um todo.
Aos funcionários contratados no mercado foram viabilizadas soluções para o fornecimento de benefícios, como vale-alimentação e vale-refeição. Possuem, ainda, treinamentos e o acompanhamento do desenvolvimento profissional por meio de avaliação de desempenho periódica.
Com o intuito de identificar, analisar as competências profissionais e valorizar as pessoas, desenvolvendo e reconhecendo seus talentos, a Fundação BB lançou, em setembro de 2022, o Programa iNova Fundação BB. Os temas trabalhados no programa envolvem: mapeamento de competências, autoconhecimento, liderança sustentável, mentoria e inovação, gestão do conhecimento, entre outros.
Foram realizadas palestras sobre: Autoconhecimento, Mindfulness, Gestão por Contexto e Negociação. Também aconteceram ações de Design Thinking e Negociação com o objetivo de mapear informações sobre o contexto, conhecimentos e habilidades necessárias para o correto desempenho das atividades internas.
Para promover o autoconhecimento foi contratado um assessment individual para todos os funcionários da Fundação BB, com assistência de psicólogos da própria instituição. Ainda foi disponibilizado um feedback para esclarecimento dos resultados individuais e orientação na construção de um plano de ação para desenvolvimento pessoal e profissional.
O coração social do Banco do Brasil