Eficácia nos Programas e Projetos

GRI 413-1

Após o arrefecimento da pandemia da Covid-19, devido à ampla vacinação, foi retomado o monitoramento presencial de projetos no ano de 2022. Mesmo assim, as videochamadas e reuniões virtuais foram mantidas, agregando maior segurança e agilidade no dia a dia. Deste modo, o acompanhamento das ações apoiadas pela Fundação BB ocorre das seguintes maneiras:

  • À distância

    Abrange a totalidade dos projetos e refere-se ao monitoramento efetuado por meio da análise de documentos apresentados pela entidade, tais como relatórios de execução e contatos efetuados com a entidade;

  • Virtualmente

    Trata-se de monitoramento efetuado de forma remota por meio de videoconferência entre a Fundação BB e parceiros envolvidos na execução do projeto e pode acontecer a qualquer tempo;

  • Presencialmente

    Trata-se de monitoramento efetuado de forma amostral por meio de visita na localidade onde o projeto acontece, e tem por finalidade obter informações sobre o andamento das atividades, identificar fragilidades e propor soluções tempestivas, assegurando que as metas e objetivos almejados sejam atendidos.

Em 2022, uma amostra de 41 projetos foi escolhida para monitoramento presencial. Além de identificar in loco o estágio de desenvolvimento do projeto e a eventual necessidade de ajustes, também foram avaliadas questões como a participação e o engajamento de jovens e mulheres, o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades, aspectos relacionados aos direitos humanos e à formação de parcerias para o desenvolvimento do projeto e/ou atendimento do seu público participante.

Avaliação

A avaliação de programas e projetos tem como objetivo mensurar a efetividade e impacto das iniciativas apoiadas pela Fundação BB, captando os efeitos da ação na vida dos participantes e a suas percepções sobre os resultados gerados.

A avaliação consiste em uma ferramenta para: fornecer insumos para tomada de decisão baseada em evidências; subsidiar o processo de modelagem das ações; e, ainda, fornecer subsídio para a prestação de contas aos públicos de relacionamento e participantes das ações sociais. Utilizamos a metodologia de avaliação de resultados com a finalidade de medir a efetividade e verificar se os resultados esperados estão sendo alcançados.

Assim como nos anos anteriores, em 2022, a pandemia de Covid-19 impactou a realização das atividades avaliativas devido às medidas sanitárias restritivas impostas em locais de execução dos projetos, adiando a execução de pesquisas em campo. Por conseguinte, aprimoramos o processo à distância e concentramos esforços na otimização diante tal cenário, utilizando ferramentas digitais para aplicação de pesquisas e desenvolvendo ferramentas que trouxessem mais eficiência operacional, para que ações avaliativas pudessem alcançar mais projetos e, desta forma, evidenciar a efetividade e impacto das ações de transformação social.

Realizamos avaliações de iniciativas que contribuíram para a transformação da realidade de famílias e comunidades e geramos informações para retroalimentação dos processos, visando o aprimoramento da atuação da Fundação BB, para que esta seja cada vez mais assertiva e, em consequência, impactante. Foram finalizados seis processos avaliativos com a aplicação de aproximadamente 2 mil instrumentos de pesquisa e mais de 105 mil dados coletados.

A amostragem de projetos que participam do processo avaliativo é definida de acordo com o portfólio de Programas Estruturados vigente na Fundação BB, conforme os parâmetros estabelecidos.

O coração social do Banco do Brasil