Estratégia

A Fundação Banco do Brasil

GRI 2-22

No ano de 2022, em consonância com as boas práticas de gestão, a Fundação BB atualizou o seu Plano Estratégico Quinquenal – PEQ 2019-2023, com o objetivo de tornar mais evidente o foco de sua atuação e seus direcionadores estratégicos, ratificando e mantendo inalterados seu propósito e visão de futuro.

Foram mantidas as premissas apresentadas na versão original do plano: atendimento mais efetivo para as demandas da sociedade, mobilização de recursos e atratividade da Fundação BB, eficiência operacional e desenvolvimento de competências internas com foco em inovação e desenvolvimento de talentos.

O ano de 2022 foi o quarto ano do ciclo quinquenal do PEQ 2019-2023. Durante esse período, atuamos no intuito de cumprir com o propósito de valorizar vidas e transformar realidades, buscando soluções efetivas para o desenvolvimento sustentável das comunidades brasileiras e executamos ações voltadas à redução dos impactos socioeconômicos causados, principalmente, pela pandemia e pós-pandemia da Covid-19.

Historicamente, a Fundação BB atua de forma ágil, eficiente, correta e transparente para atender às demandas socioambientais, por meio de parcerias com outras instituições do terceiro setor, governo e com a sociedade civil organizada. A união de esforços nos leva à construção de um legado positivo para a sociedade, gerando valor compartilhado para nossos parceiros, como promotores do desenvolvimento social e sustentável.

Diante dos estudos e cenários identificados na revisão estratégica, a Fundação BB continuará atuando nos eixos: Tecnologia Social (eixo transversal), Educação para o Futuro, Meio Ambiente e Renda, Saúde e Bem-estar, Ajuda Humanitária e Voluntariado. Nestes eixos, a Fundação BB destaca, promove, reconhece e certifica a aplicação e reaplicação transversal de tecnologias sociais - soluções inovadoras que conectam o saber popular ao conhecimento científico e que apresentam respostas para desafios de geração de trabalho e renda, conservação ambiental, fortalecimento de cadeias produtivas, apoio à agricultura familiar, preparação para o mundo do trabalho, educação financeira, inclusão digital, promoção da qualidade de vida, assistência social,  incentivo ao voluntariado, equidade de gênero e diversidade, dentre outros.

Buscaremos ampliar o alcance das nossas ações, contemplando o maior número de pessoas atendidas, diversificando as fontes de recursos e mantendo a qualidade e a confiabilidade dos programas e projetos apoiados pela Fundação BB.

Seguiremos vinculando as ações da Fundação BB aos critérios Ambientais, Sociais e de Governança (ASG), aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco nas  metas da Agenda 2030 definidas pela Organização das  Nações Unidas (ONU), que têm por objetivo mobilizar governos, empresas e instituições na busca de soluções para o desenvolvimento sustentável e o enfrentamento dos desafios globais. E, ainda, aos princípios do Pacto Global da ONU, iniciativa da qual recentemente nos tornamos signatários.

Continuaremos adotando as melhores práticas de governança e de integridade e adotando uma comunicação transparente e integrada, inclusive voltada à prospecção de novas parcerias.

Serão intensificadas as articulações com outras organizações do terceiro setor, buscando a sinergia das ações e a troca de experiências, e serão ampliadas as parcerias estratégicas com os setores público e privado, voltadas a alavancar recursos e a dar escala ao impacto do investimento socioambiental. Além disso, continuaremos adotando ações para desenvolver a cultura de doação junto à sociedade civil brasileira, como parte da estratégia de mobilização de recursos da Fundação BB.

A Fundação BB tem buscado constante sinergia de ações com o seu instituidor e segue sendo a principal executora do investimento social do Banco do Brasil e de seu conglomerado.

As ações desenvolvidas pela Fundação BB estão inseridas na estratégia de sustentabilidade do Banco do Brasil – Agenda 30 e integram um dos 10 Compromissos de Longo Prazo em Sustentabilidade, com metas a serem implementadas até 2030.

Com a revisão do PEQ 2019-2023, mantivemos as perspectivas estratégicas inalteradas e realizamos ajustes nos objetivos estratégicos, no intuito de manter a conexão com o Plano Estratégico do nosso instituidor, o Banco do Brasil.

O coração social do Banco do Brasil