MENU
A Fundação Banco do Brasil
A Fundação BB conduz suas atividades seguindo padrões éticos e as melhores práticas de governança. O Programa de Integridade e o Código de Ética e Normas de Conduta da Fundação Banco do Brasil estão em conformidade com a legislação, suas políticas institucionais e são aderentes ao seu Plano Estratégico. Essa importância está declarada no Plano Estratégico Quinquenal 2019-2023 como um dos nossos valores “Integridade - Temos como alicerce a ética, a confiança e a transparência”.
O Código de Ética e Normas de Conduta da Fundação BB estabelece diretrizes que norteiam nossa atuação e orienta as ações dos stakeholders (partes relacionadas), explicitando os valores e padrões de comportamento da Fundação BB em face dos diferentes públicos com os quais interage, tanto internos quanto externos, como funcionários, conselheiros, diretores executivos e a sociedade. O código tem atualização trienal e a última foi realizada em setembro de 2022.
As principais atualizações no Código foram para dar ênfase nas leis de responsabilização e anticorrupção (Leis 9.613/98 e 12.846/13), orientações aos fornecedores em seguir as suas diretrizes, adequação de textos para melhoria dos procedimentos da Fundação BB, como ajustes ortográficos e redacionais.
Os conselheiros, o presidente, os diretores, funcionários, aprendizes e estagiários da Fundação BB efetuam leitura e ciência do Código de Ética e Normas de Conduta e do Programa de Integridade da Fundação BB no momento da posse e sempre que são promovidas atualizações nos documentos.
Para zelar pela ética, disciplina e cumprimento do Código, foi instituído o Comitê de Ética, com caráter deliberativo e regimento próprio. O colegiado é composto pelo diretor executivo de Gestão de Pessoas, Controladoria e Logística, que atua como presidente do comitê, pelo diretor executivo de Desenvolvimento Social, pelo gerente de Pessoas, pelo gerente de Estratégia e Governança e por dois funcionários (titular e suplente) sem cargos gerenciais, indicados pelo Comitê de Gestores da Fundação BB.
Como forma de dar transparência às ações e garantir o cumprimento das normas e da legislação, prestamos contas ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania – MDHC e Conselho de Assistência Social do Distrito Federal – CAS/DF. Além de publicar anualmente o seu Relatório de Atividades; suas Demonstrações Financeiras e Contábeis e o Sumário de Execução Orçamentária, que são submetidos à apreciação de auditoria independente, do Conselho Fiscal e aprovação do Conselho Curador.
Em 2021, a Fundação BB renovou sua Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS, com período de validade de 01.04.2021 a 31.03.2024, e em 2022, conforme Portaria Nº 49, de 09.05.2022, emitida pela Secretaria Nacional de Assistência Social, o prazo foi estendido até 31.12.2025. O CEBAS é um documento emitido pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania – MDHC e concede isenções e contribuições sociais às entidades sem fins lucrativos certificadas.
A Fundação Banco do Brasil se manteve signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção em 2022, promovido pelo Instituto Ethos, com as respostas aos indicadores Ethos sobre “Integridade, prevenção e combate à corrupção – Ciclo 2021-2022”.
Aderente ao compromisso do BB de investir R$ 1 bilhão até 2030 por meio da Fundação BB, a iniciativa Conecta Fundação BB foi estruturada e lançada em 2022, como uma proposta de mobilização integrada para prospecção de parcerias e originação de investimentos socioambientais.
Com a finalidade de ampliar o investimento socioambiental de forma sustentável para o fortalecimento da Fundação BB e de seu modelo de atuação, a rede de negócios foi fundamental no impulsionamento da geração de valor para clientes e sociedade. Equipes da Fundação BB e das áreas de relacionamento com clientes BB foram envolvidas e somaram esforços na aproximação com setor privado e setor público.
A proximidade com empresas privadas foi destaque na gestão, com foco na ampliação do investimento socioambiental e do impacto positivo nas comunidades. A celebração de parcerias estratégicas soma esforços para que cada vez mais pessoas sejam atendidas, além de fortalecer a imagem das marcas envolvidas, uma vez que demonstram seu legítimo engajamento com a transformação socioambiental do país.
A realização de parcerias somente é possível porque contamos com equipes especializadas que acompanham todas as fases da implementação de um projeto social, desde sua modelagem até a avaliação de quão efetivo foi o impacto da atuação naquela comunidade. Temos uma estrutura robusta que permite segurança operacional para atuar em compliance com todas as esferas legais e a adoção das melhores práticas de governança e accountability.
O Pacto Empresarial, também chamado de “Empresa Limpa”, lançado em 2006, é um compromisso das empresas privadas e públicas, associações, organizações e demais instituições em desempenhar papel importante no combate à corrupção, atuando para promover um mercado mais íntegro e ético. A Fundação BB aderiu ao Pacto Empresarial em 2019.
O Programa de Integridade da Fundação BB, elaborado em conformidade com a Lei nº 12.846/2013, regulamentada pelo Decreto nº 11.129/2022, é um instrumento de governança corporativa, aprovado pelo Conselho Curador, composto por orientadores que pautam as atividades operacionais e as práticas negociais da organização. Possui revisão anual de forma ordinária ou a qualquer tempo, de forma extraordinária.
O Conselho Curador aprovou a última revisão do Programa de Integridade em março de 2022. As principais alterações, além dos ajustes redacionais, foram as adequações ao nosso Estatuto; revisão das Políticas Institucionais; revisão do Planejamento Estratégico Quinquenal; ajustes decorrentes de atualizações de normativos internos; e ajustes pontuais com vistas a promover aderência ao Programa de Compliance do nosso instituidor Banco do Brasil.
O Programa tem por objetivo prevenir, detectar e corrigir a exposição da Fundação BB às situações de não conformidade a leis, normas e regulamentos internos e externos, ao Código de Ética e Normas de Conduta e às Políticas Institucionais. Abrange a promoção de medidas e boas práticas de gestão para manutenção de um ambiente comprometido com a ética e a transparência.
Para monitorar e fiscalizar o Programa de Integridade da Fundação BB, é publicado trimestralmente o Boletim de Integridade, uma prestação de contas das atividades de integridade realizadas na instituição no período. A disseminação desse documento entre os funcionários, Conselho Curador e Conselho Fiscal, faz parte do Plano de Disseminação da Cultura de Integridade - PDCI, no qual procuramos engajar a nossa equipe de forma a garantir a credibilidade de nossa atuação junto aos públicos de relacionamento.
Os Boletins de Integridade foram elaborados trimestralmente compilando as ações ligadas direta ou indiretamente ao Programa de Integridade da Fundação BB. Dentre as ações realizadas, destacam-se: a criação de normativo interno sobre a Gestão de Integridade; a análise periódica de riscos realizada a cada trimestre com os Relatórios de Riscos; os indicadores de Conformidade Operacional, tanto em Projetos Sociais, quanto em Processos Administrativos; a criação do normativo interno do Programa Estruturado Saúde e Bem-estar; os indicadores do Canal de Denúncias; e o aprimoramento do normativo interno que versa sobre controle disciplinar.
Em 30 de novembro de 2022, a Fundação BB aderiu à iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas, conhecida como Pacto Global da ONU.
A adesão ratifica o empenho da instituição na continuidade de ações estratégicas, culturais e de operações cotidianas, além das ações relacionadas ao tema integridade e prevenção da corrupção, fortalecendo ainda mais o engajamento em projetos de colaboração que promovam o avanço dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS.
A iniciativa assegura que as entidades signatárias alinhem suas estratégias e operações a dez princípios universais. São eles:
1
As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.
3
As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.
5
A abolição efetiva do trabalho infantil.
7
As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.
9
Incentivar o desenvolvimento
e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.
2
Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.
4
A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.
6
Eliminar a discriminação no emprego.
8
Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.
10
As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.
Objetivos:
R$ 1 bi mobilizados (matching)
5.000.000 pessoas atendidas
1.000 municípios alcançados
A Fundação Banco do Brasil
GRI 2-16 | 2-25 | 205-2
O coração social do Banco do Brasil