O ano de 2022 marcou a repercussão de uma expressão repleta de significado: Coração Social. Após um processo de pesquisa e fundamentação, a Fundação BB passou a ser denominada “Coração Social do Banco do Brasil”, fortalecendo seu propósito de valorizar vidas para transformar realidades com uma mensagem simples que gera engajamento, proximidade e relevância.

O período foi marcado por oportunidades e desafios. De um lado havia o cenário otimista de redução dos efeitos da pandemia Covid-19 e, de outro, foram impostas adequações na comunicação em virtude do Período Eleitoral. Com as regras aplicáveis às atividades da Fundação BB, os conteúdos noticiosos, informativos, educacionais e de orientação social foram mantidos de julho a outubro.

Neste contexto, os esforços no primeiro semestre foram direcionados para pautas como: o anúncio de que a Fundação BB seria parceira do Circuito de Negócios Agro do Banco do Brasil, com projeto de plantio de 10 mil árvores para compensação das emissões de CO2 dos quilômetros rodados pelas carretas; e a campanha para apoiar a população atingida por enchentes causadas pelas fortes chuvas nos Estados da Bahia e Minas Gerais, mobilizando doações e registrando as entregas de alimentos, produtos de higiene e limpeza, assim como bens e utensílios domésticos, equipamentos de proteção individual.

Pela primeira vez, a Fundação BB participou do Campeonato de Integração Nacional dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil - CINFAABB 2020/22, com um estande no evento em Santa Catarina, que contou com a presença de atletas, autoridades e parceiros.

Também inédita, a ação voluntária de Plantio de Árvores no Distrito Federal, parte do “Recupera Cerrado”, em conjunto com o Voluntariado BB, mostrou que é possível unir projetos apoiados pela Fundação BB à rede de funcionários BB e Conglomerado.

Conectar o negócio ao investimento socioambiental é um objetivo que foi materializado no Rio de Janeiro, em evento que celebrou a parceria da Fundação BB com a BB Asset para recuperação de áreas degradadas, geração de trabalho e renda para agricultores familiares e compensação de emissões CO2. Ainda neste sentido, clientes BB do setor privado foram público-alvo do Encontro de Investidores, agenda realizada em São Paulo para compartilhar experiências e conhecimentos, além de incentivar a reflexão sobre colaboração e sinergia das ações com impacto na transformação social.

Em maio, a Fundação BB participou do congresso Mercado Global de Carbono, apresentando seis cases durante a programação e fazendo o lançamento do Programa Carbono Neutro. Nesta temática, em setembro, foi conduzido, pela Gerência de Sustentabilidade Empresarial do BB, um aulão sobre negócios sustentáveis e economia verde, envolvendo funcionários e convidados.

Outras ações de endomarketing se destacaram em 2022. Entre elas, o workshop de comunicação para líderes, com foco na formação de porta-vozes; o lançamento do iNova Fundação BB, o programa de gestão do conhecimento que busca desenvolver competências dos profissionais que trabalham na Fundação BB; e a ativação do Outubro Rosa, que desperta a atenção para a prevenção, a saúde e o bem-estar. Também é necessário falar do mês da Consciência Negra, quando a Fundação BB ressalta seu orgulho de promover a igualdade racial. Signatária da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, é fundamental promover práticas que incentivam o respeito à diversidade.

Conversar com todos os stakeholders demonstra transparência e fortalece a imagem institucional. No mês de setembro, a Fundação BB foi protagonista no BB Day, com espaço de fala e com convite à imersão no metaverso BB. Este também foi o momento de anunciar a nova representação gráfica da marca Fundação BB, que recuperou as letras BB na tipografia:

Na 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas - Cop 27, a Tecnologia Social da Lagoa Mundaú (AL) ganhou o mundo. A visibilidade em agendas nacionais e internacionais, com produção e exibição de vídeos e materiais gráficos digitais para divulgação de grandes números e histórias reais do impacto socioambiental, agrega valor e favorece a mobilização de diversos atores que podem contribuir para o desenvolvimento do país.

Um dos resultados que demonstrou a mobilização entre terceiro setor, setor público e setor privado foi a reinauguração do Museu do Ipiranga, em São Paulo. A Fundação BB, com projeto social no eixo Educação para o Futuro, que leva acessibilidade e atividades educativas ao equipamento cultural, observou relevante crescimento das inserções positivas na imprensa, com equivalência comercial de mídia espontânea da parceria superior a R$ 150 milhões. Em uma visão geral, com o apoio de assessoria de imprensa, realizado por meio de releases, avisos de pauta, entrevistas concedidas por porta-vozes institucionais, assim como a divulgação feita por instituições parceiras, o percentual de inserções positivas foi de 85% no ano de 2022, considerando as diversas notícias de vários projetos apoiados.

No canal Agência de Notícias BB - Intranet, destinada aos funcionários do BB e Conglomerado, foram publicadas 91 matérias sobre a Fundação BB, que totalizaram mais de 430 mil visualizações. Nos perfis nas redes sociais, as impressões superaram o patamar de 3,9 milhões.

Além dos números na imprensa, intranet e redes sociais, vale ressaltar duas grandes entregas da Fundação BB: a primeira edição Loja Fundação BB – Livelo, na feira agro Expointer, e os stands nas etapas do Circuito de Corrida BB. Estas ações promocionais inéditas revelam a intensidade da presença da Fundação BB nos territórios da marca BB.

Registros de assinaturas de acordos, convênios e protocolos de intenções marcaram o ano de 2022. BB Asset, BB Dental, Brasilprev, Brasilcap, Acelen, Suzano, Vale, BNDES, Hcor, PetroReconcavo, Embraer, Hospital de Amor e muitas outras empresas formalizaram parcerias valiosas. Este potencial de integração continua pulsando em cada um dos eixos estruturados da Fundação BB: Educação para o Futuro, Meio Ambiente e Renda, Saúde e Bem-estar, Voluntariado, Ajuda Humanitária e, principalmente, Tecnologia Social.

A Tecnologia Social é reconhecidamente o eixo transversal de atuação da Fundação BB e por isso o tema ganhou sua primeira showcase no Linkedin e vem com muitas novidades para 2023.

É assim que

#NossoValorTransforma

O coração social do Banco do Brasil

Geração de Valor Para a Sociedade

#NossoValorTransforma

GRI 2-1 | 2-6